Visita institucional reforça a proteção às vítimas de crimes em MS
A promotora de Justiça do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, recebeu a visita institucional da juíza da Vara da Infância e Adolescência do Idoso e juíza colaboradora da Coordenadoria da Infância do Adolescente, Katy Braun, e de juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
Durante o encontro, Renata Goya apresentou as instalações do Núcleo, que tem o objetivo de reforçar a proteção dos direitos das vítimas de crimes e atos infracionais violentos, bem como de seus familiares. O Núcleo é responsável por garantir atendimento e apoio humanizado, informação, orientação jurídica, proteção, acesso à justiça e encaminhamento para atendimento psicossocial ou de saúde. Além disso, foram apresentados os projetos: Acolhida, Elos, Ao Júri, Sobreviver e Ressignificar – elaborando lutos.
Para a promotora de Justiça, “o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul entende que é muito importante esse trabalho interinstitucional, principalmente na temática de proteção integral às vítimas de crimes e atos infracionais violentos”, afirmou.
A juíza Katy Braun destacou a relevância dessa integração entre as instituições. “Uma das vantagens de atuar no Mato Grosso do Sul é o bom relacionamento institucional entre o MP e o Judiciário. Conhecemos esse trabalho e percebemos a importância dele. Compreendemos que o atendimento humanizado e integral das vítimas é essencial por parte do sistema de justiça. Estamos satisfeitos em conhecer melhor o funcionamento do Núcleo para apoiar suas ações e encaminhar as pessoas conforme previsto no fluxo”, declarou. (Texto: Karla Tatiane – Fotos: Assecom MPMS)