DestaqueInclusão

Psicólogos educacionais apresentam demandas aos vereadores de Dourados

Psicólogos que atuam na Rede Municipal de Ensino (Reme) apresentaram aos vereadores de Dourados as principais demandas da categoria com relação aos serviços de psicologia oferecidos na educação básica do município, em conformidade com a Lei Federal Nº 13.935/2019, que trata sobre a oferta dos serviços de psicologia e de serviço social, por meio de equipes multiprofissionais que visam desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Na terça-feira (6), os psicólogos Davi Borges e Daniela Cardoso reuniram-se com os vereadores Elias Ishy, Sérgio Nogueira, Daniel Junior, Pedro Pepa e assessoria do vereador Laudir Munaretto, onde relataram as dificuldades de atuação, considerando a alta demanda de atendimentos na rede pública e as carências de profissionais da área.
Segundo eles, atualmente a Educação Municipal dispõe de quatro assistentes sociais e quatro psicólogos, para atender aproximadamente 100 unidades educacionais, onde em muitos casos os serviços ultrapassam o atendimento clínico. “Quantas vezes chegamos a fazer atendimento periódico com professores, ou até mesmo em domingo à noite quando um pai nos liga porque a filha está numa crise gigantesca e eles não têm a quem chamar.”, afirmaram.

Os profissionais apontam a necessidade da discussão urgente do tema, para que não ocorra o comprometimento da qualidade do serviço público oferecido nas unidades de ensino. Conforme estudos apresentados, a cada um real investido em saúde mental no município, há uma economia de quatro a cinco reais na Saúde pública.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Como encaminhamento da reunião, no mês de junho, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, para debater a atuação dos psicólogos e assistentes sociais na Reme e outras demandas apresentadas pelos profissionais. O evento foi sugerido pela Comissão de Educação, através dos vereadores Elias Ishy (presidente) e Sergio Nogueira (vice) e deve reunir educadores e autoridades relativas ao tema. (Assessoria CMD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *