DestaqueGeral

Presidente do TJMS recebe título de cidadão honorário em Antônio João e Amambai

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, teve sua agenda marcada por duas importantes homenagens no interior do Estado nesta quarta-feira, 22 de janeiro. Pela manhã, o magistrado recebeu da Câmara Municipal de Antônio João o título de cidadão honorário, ao lado de seu pai, o desembargador aposentado Sérgio Martins Sobrinho. Mais tarde, foi agraciado no Fórum de Amambai com a mesma honraria.
Durante a cerimônia de outorga do título de cidadão antônio-joanense, a emoção do presidente do TJMS foi compartilhada com seu pai, também homenageado, destacando a tradição e o legado da família no serviço público e no Judiciário. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da comunidade e familiares dos homenageados.

“Receber este honroso título de cidadão antônio-joanense é motivo de profundo orgulho para mim e para minha família. Estar diante de todos vocês, na presença de amigos e pessoas especiais, e ser reconhecido com essa honraria é algo que me traz muita alegria e, ao mesmo tempo, um sentimento de grande responsabilidade”, disse o presidente.

“Meu avô, Manoel Martins, viveu aqui por muitos anos e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, assim como meu pai e seus irmãos. Os laços com a cidade são antigos, e este título é um símbolo de que meu trabalho e compromisso com Antônio João foram reconhecidos e valorizados. Continuarei a trabalhar para o desenvolvimento desta cidade, contribuindo com o que estiver ao meu alcance”, completou o magistrado, que ainda recebeu uma homenagem da  5ª Subseção da Organização dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul.
Para o presidente da Câmara Municipal de Antônio João, deputado Luis Pistão, a entrega do título de cidadão honorário evidencia a relevância da figura de Sérgio Fernandes Martins para o Estado, reconhecendo o impacto do trabalho do magistrado na promoção de uma justiça mais célere e acessível em todo o Mato Grosso do Sul.
“Esses títulos concedidos ao desembargador Sérgio Fernandes Martins e a seu pai simbolizam não apenas a indicação do nosso povo, mas também o compromisso de juntos trabalharmos por um estado de Mato Grosso do Sul cada vez melhor”, disse o chefe do legislativo municipal.
O prefeito de Antônio João também enalteceu os serviços prestados pelo presidente do Poder Judiciário de MS a todo o Estado. “Me sinto muito privilegiado que no meu mandato recebi o presidente do TJ aqui por duas vezes, isso não é para qualquer município. E por nesse ano estar homenageando também seu pai, pelo contexto histórico que ele representa para nossa cidade, é muito importante”, exaltou Marcelo Pé.
À tarde, o desembargador seguiu para Amambai, onde foi agraciado com o mesmo título de cidadão honorário no Fórum da cidade. A cerimônia, assim como a de Antônio João, foi marcada pela participação de autoridades e da população local, que reconheceram a dedicação do presidente do TJMS em prol da Justiça no Estado.
“Estive aqui em setembro de 2023, para a instalação do Gabinete de Integração, uma forma que encontramos para aproximar o Judiciário, e desde então realizamos muitas coisas. Hoje voltamos para receber o título de cidadão honorário desta cidade, que tem um significado especial que transcende o momento presente. Amambai é muito mais que uma localidade para mim e para minha família; é uma terra de raízes profundas, onde meu avô, Manoel Martins, se estabeleceu, e onde nossa história começou a ser escrita nesta região”, destacou Sérgio Fernandes Martins.
Dentre as ações realizadas no município, o presidente destacou a entrega de novos computadores desktop, substituindo as máquinas antigas, e a instalação de um sistema de energia fotovoltaica no prédio do fórum de Amambai, o que representou uma economia anual de mais de R$ 56 mil aos cofres públicos, com a instalação de 54 painéis sobre o telhado da cobertura e 32 sobre o estacionamento.

“A história de Amambai, sua relevância cultural e econômica, e o papel que desempenha no fortalecimento da nossa região sempre foram motivo de grande orgulho para mim e minha família. Agora chegou a minha vez de receber o título de cidadão amambaiense. Agradeço ao Odil Puques pela propositura, no ano passado, desta honraria e a todos os presentes, que representam o espírito acolhedor e a força deste povo”, exaltou o magistrado.

“Este momento reforça minha conexão com Amambai, que não é apenas institucional, mas também profundamente familiar e afetiva. Recebo este título com humildade e renovado compromisso de continuar trabalhando pelos valores que fazem desta cidade um lugar especial”, finalizou o homenageado, que recebeu a honraria das mãos do ex-vereador Odil Puques.

Na visão do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, o título de cidadão amambaiense concedido ao magistrado reflete o reconhecimento da comunidade local pelas diversas ações realizadas pelo TJMS no interior sul-mato-grossense ao longo de sua gestão no biênio 2023-2024, com o intuito de democratizar o acesso à justiça e aproximar o Judiciário da população em locais afastados dos grandes centros.
“Eu vejo que receber um título de cidadão amambaiense é muito importante, primeiro porque as pessoas de Amambai reconhecem no senhor uma pessoa que pertence a esse lugar. Estou muito feliz de estar aqui, como prefeito, e mais feliz ainda por poder homenagear o desembargador, ao lado de seu pai, e desta forma honrar o nosso município”, finalizou.
Saiba mais – Em maio de 2004, a Câmara Municipal de Vereadores de Amambai concedeu o título de cidadão amambaiense ao desembargador aposentado e pai do atual presidente do TJMS, Sérgio Martins Sobrinho.
O título de cidadão honorário, uma honraria do poder legislativo em todas as esferas da federação, é concedido a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município, contribuindo de forma significativa para a história do município. A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município que concede a homenagem. (Imprensa do TJMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *