MPMS une forças no combate ao feminicídio com a 3ª edição da campanha “Você Merece Um Amor Leve”
Com os termômetros batendo 10º em Campo Grande, o lançamento da 3ª edição da Campanha “Você Merece Um Amor Leve” aqueceu o coração dos presentes e renovou a esperança de que a união da sociedade é a única capaz de combater a violência doméstica e os altos índices de feminicídio. A iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), ocorre em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, formalizado em 1º de junho.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para os altos índices de violência doméstica e feminicídio, a campanha deste ano reforça a importância da prevenção, da informação e da atuação em rede.
A cerimônia oficial de lançamento aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande. O evento contou com a presença de promotoras e promotores de Justiça que atuam diretamente na defesa dos direitos das mulheres, além de autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.
O procurador-Geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, deu início à solenidade reafirmando o compromisso do Ministério Público no enfrentamento à violência contra as mulheres. Ele destacou que casos como o da jornalista Vanessa Ricarte escancaram uma dura realidade: houve uma falha do sistema de justiça — não de uma instituição isolada, mas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
“É preciso ter coragem para reconhecer isso e, mais do que isso, agir. O Ministério Público tem olhado para dentro, feito o dever de casa e buscado atuar de forma articulada, tanto nas promotorias quanto junto ao Tribunal de Justiça, para que as respostas sejam mais rápidas e efetivas. Mas essa mudança precisa ser coletiva. Que este momento não seja apenas simbólico, mas um chamado à ação. Que possamos, daqui a um ano, ter avanços concretos na proteção das mulheres e na redução da violência em nosso Estado. Esse é o nosso compromisso”, finalizou.
A promotora de Justiça Lívia Bariani, coordenadora do Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri), destacou que cada caso de feminicídio mobiliza diretamente as Promotorias de Justiça, que se debruçam não só sobre os processos, mas também sobre a conscientização da sociedade.
“Sempre que ocorre um feminicídio, surge a reflexão sobre onde o sistema falhou, onde falhamos. E também, muitas vezes nos questionam sobre a necessidade de mais uma campanha, mas são justamente a informação, o material distribuído, o cartaz na parede, que podem ajudar uma mulher a reconhecer que está em um ciclo de violência e que existe uma rede de apoio disponível”, reforçou.
Sobre a escolha da trilha sonora da campanha, Lívia explicou que a música tem o poder de alcançar espaços onde, muitas vezes, as vozes das instituições não chegam. A canção “Banco dos Réus”, da dupla sertaneja May e Gabi, foi escolhida exatamente por traduzir, de forma sensível e direta, os sinais de um relacionamento abusivo.
“Nem sempre essa mulher quer ouvir uma promotora, um juiz ou um delegado. Mas ela pode ouvir uma música no quarto, no trajeto, e ali entender a sua situação. A cada edição, buscamos novas formas de levar informação, e a música cumpre esse papel de tocar, alertar e fortalecer quem sofre violência doméstica”, concluiu a Promotora.
A coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, participou do evento de forma virtual e trouxe uma reflexão potente sobre a construção social de gênero.
“O que hoje parece natural — como a desigualdade entre homens e mulheres — é, na verdade, fruto de uma construção histórica. John Stuart Mill já dizia que tudo que é costumeiro parece natural, mas não é. Não é da natureza da mulher ser submissa, doce, assim como não é da natureza do homem ser agressivo. A sociedade molda estereótipos, e toda mulher que se rebela contra esse modelo é taxada de louca, má, histérica. Walter Lippmann explica que o estereótipo funciona como um atalho mental que define como percebemos homens e mulheres. Simone de Beauvoir também nos lembra que ‘não se nasce mulher, torna-se mulher’, mostrando que o gênero é uma construção social. E se é construção, pode ser desconstruído. Quando dizem que ‘a lei não serve pra nada’, que ‘as mulheres continuam morrendo’, é porque enfrentamos um fenômeno chamado backlash, que não é um retrocesso simples, mas uma reação violenta e organizada de quem se sente ameaçado pela perda de privilégios. Mas se há backlash, é porque houve avanço. E a cultura muda — e muda com a nossa luta”, finalizou Ana Lara.
Dados alarmantes
Dados do Dossiê Feminicídio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, conduzido pelo Nojúri e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), alertam para o aumento expressivo da violência contra a mulher e dos feminicídios consumados.
De janeiro a dezembro de 2024, o Estado registrou 27 feminicídios e 82 tentativas.
De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de 14 feminicídios consumados e mais de 20 tentativas — um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve três feminicídios consumados e 14 tentativas.
A Campanha
Criada em 2023, a Campanha “Você Merece Um Amor Leve” nasceu com a missão de fortalecer as redes de apoio às mulheres e estimular a sociedade a identificar e intervir em situações de violência. Em suas edições anteriores, contou com a participação da cantora campo-grandense Karina Marques (2023) e do ator Raul Gazolla (2024), que compartilhou sua vivência pessoal com o feminicídio como forma de mobilizar o debate público sobre o tema.
A iniciativa é realizada pelo Nojúri, representando pela promotora de Justiça Lívia Bariani, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), representado pela promotora de Justiça Renata Goya, Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nevid), representado pela promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, Promotorias de Justiça do interior do Estado, além do Departamento de Comunicação (Decom) do MPMS.
Após a 1ª edição, a campanha foi expandida para o interior do Estado, com Dourados como sede do lançamento regional. O movimento reforça o compromisso institucional do MPMS em alcançar todas as regiões de Mato Grosso do Sul com ações educativas, preventivas e de enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao longo de suas edições, “Você Merece Um Amor Leve” vem se consolidando como uma importante ferramenta de conscientização e mobilização social, levando a mensagem de que o amor verdadeiro jamais machuca — e que toda mulher tem o direito de viver sem medo, com respeito, liberdade e dignidade.
Confira o vídeo da campanha AQUI. (Por: Danielle Valentim – Fotos: Cyro Clemente)