DestaqueGeral

Membros do Conselho Superior do MPMS tomam posse para o biênio 2025/2026

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, realizada na tarde desta quinta-feira (30), tomaram posse os membros eleitos, em dezembro do ano passado, como representantes perante o Egrégio Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul para o biênio 2025/2026. Os Procuradores de Justiça Adhemar Mombrum de Carvalho Neto, Antonio Siufi Neto, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, Irma Vieira de Santana e Anzoategui, Gerardo Eriberto de Morais, Francisco Neves Júnior, Silasneiton Gonçalves, Silvio Cesar Maluf e Rogério Augusto Calábria de Araújo foram empossados.

A solenidade foi iniciada com uma homenagem do Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Romão Avila Milhan Júnior, aos integrantes do colegiado que encerraram as atividades, destacando o relevante trabalho desempenhado ao longo do biênio 2023/2024. Os Procuradores de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya e Mara Cristiane Crisóstomo Bravo  receberam uma placa que agradece o compromisso, sabedoria e empenho com o MPMS. A Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura do Termo de Posse.

A Associação Sul-MatoGrossense dos Membros do Ministério Público também prestou uma homenagem aos Procuradores de Justiça que encerraram as atividades no Conselho Superior, e que foram entregues pelo presidente da entidade, o Promotor de Justiça Fabricio Secafen Mingati.

“Em nome de todos os associados, enalteço o grande trabalho realizado por aqueles que deixam o Conselho. Desejo toda sorte do mundo aos que permanecem e aos que agora chegam, com a convicção de que irão nos representar e desempenhar um papel muito importante para todo o Ministério Público”.

Em nome dos Conselheiros empossados, o Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf fez um discurso saudando aos presentes, ao lembrar que a eleição para o colegiado é um exercício da democracia.  “Preciso expressar minha gratidão àqueles que integravam este Conselho. Cada um fez o melhor para a instituição, o mais justo para os Promotores de Justiça, com muita harmonia e fidalguia. Com certeza, o caminho trilhado vai servir a mim e aos colegas para poder começarmos essa nova jornada e se inicia na data de hoje”.

O Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Júnior, encerrou a solenidade, reforçando os agradecimentos. “Além das atribuições como Procuradores, se colocaram à disposição para o fortalecimento e engrandecimento do Ministério Público. Agradeço mais uma vez e desejo sucesso a todos”, declarou.

Conselho Superior – O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça, como presidente, pelo Corregedor-Geral, ambos membros natos, e por nove Procuradores de Justiça eleitos pelo voto obrigatório e secreto de todos os integrantes da carreira, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

Compete ao Conselho, entre outras atividades, indicar ao Procurador-Geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção ou à promoção por merecimento; e o membro mais antigo para remoção ou promoção por antigüidade; eleger os integrantes da Comissão de Concurso de ingresso na carreira e homologar ou rejeitar, na forma da lei, promoção de arquivamento de inquérito civil ou de peças de informação alusivos à defesa de interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos. (Texto: Zana Zaidan)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *