CulturaDestaque

Mazé Chotil retorna ao MS com leituras e autógrafos de Mares Agitados: na periferia dos anos 1970

Depois de cinco meses da mais recente visita ao Brasil, em novembro do ano passado, a escritora e historiadora franco-brasileira Mazé Torquato Chotil está de volta ao Mato Grosso do Sul, sua terra natal, para rever a família e apresentar seus livros — em especial sua nova obra: Mares Agitados: na periferia dos anos 1970, que trata da migração de jovens para estudar e trabalhar na periferia da Grande São Paulo.

Na terça-feira (15), Mazé Chotil cumpriu agenda em Osasco, São Paulo, na Escola de Artes César Antonio Salvi, com participação da poetisa Risomar Fasanaro, com seu livro Reunião de Poemas e leituras de textos por Rubens Pignatari, Cacá Mendes, Suelly Rossin e Vera Lúcia Godoy.

Mazé deseja levar o livro e a leitura a bibliotecas, livrarias, grupos de amigos, escolas, universidades, onde for possível. Em tempos de novas mídias, a leitura — diferente dos formatos visuais como filmes, redes sociais e vídeos, que oferecem imagens prontas — estimula a imaginação, a interpretação e a criação mental.

A leitura, segundo especialistas, ativa múltiplas áreas e redes neurais do cérebro: linguagem, visão, memória, imaginação e empatia. O cérebro cria o chamado circuito da leitura, que não é inato, mas construído com o tempo, o aprendizado e a prática. Ler amplia o mundo, permite viajar sem sair do lugar, estimula o pensamento crítico, melhora a linguagem e a comunicação, desperta empatia e preserva a memória e a identidade.

Em Campo Grande, a autora participa de apresentações na UEMS com os alunos de literatura dos professores Junior Pedroso e Volmir Cardoso para a palestra “Mares agitados: migração em tempos de ditadura”. No dia seguinte, 23 de abril, às 18h, estará no Café Doce Lembrança, em evento organizado pela poeta Delasnieve Daspet, do PEN Clube do Brasil — Região Centro-Oeste.
Em Dourados, na quinta-feira, 24 de abril, às 19h30, Mazé Torquato Chotil estará na UFGD — História e Literatura, onde discuƟrá o tema “O Mato Grosso nas memórias da Mazé” com alunos de literatura e história, além do público em geral. No sábado, 26 de abril, das 14h às 16h, o encontro será na Biblioteca Comunitária e Espaço Intercultural Tenda dos Livros.

Depois, Mazé segue para Glória de Dourados, sua cidade natal — nasceu em um síƟo
na Sétima Linha — para mais leituras e autógrafos.

Agenda de eventos:
– 22/04, 19h – UEMS Av. Dom Antônio Barbosa, 4155 – Vila Santo Amaro, Campo Grande. BLOCO C, SALA S11
– 23/04, 18h – Café Doce Lembrança: Rua Dom Aquino, 2055, Campo Grande.
– 24/04, 19h30 – UFGD – História e Literatura: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12, Cidade Universitária, Dourados
– 26/04, 14h às 16h – Biblioteca Comunitária e Espaço Intercultural Tenda dos Livros: Ceper do 3o Plano – Rua Aquidaban, 200, Dourados

Mazé Torquato Chotil é jornalista, pesquisadora e autora. Tem doutorado (Paris VIII) e pós-
doutorado (EHESS). Nascida em Glória de Dourados-MS, morou em Osasco-SP e vive em Paris desde 1985. Tem 14 livros publicados.

Mazé com o jornalista Elvio Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *